Entrevistas
Sandro Dias, o "Mineirinho", nasceu em São Paulo, em 1975 e pratica skate desde 1986. Ele provou que não foi apenas um feliz acaso sua classificação como o sétimo melhor atleta da categoria Vertical em 1999. Terminou a temporada de 2000 como o quinto melhor do mundo, o oitavo na América do Norte e o quarto na Europa no Vertical.
Nos X-Games de 2000, Sandro e Cristiano Mateus ganharam a medalha de bronze na categoria Vertical em Duplas. É muito importante para ele permanecer entre os 10 melhores no World Cup Skateboarding. Desde os X-Games de 2001, Sandro vem competindo bastante enquanto estuda e trabalha. Neste ritmo, conseguiu se formar na universidade em 2001.
Todos os dias, Sandro pratica skate por duas horas. Ele treina mais vertical que street porque existe uma rampa na empresa em que seu pai trabalha. Quando não está andando de skate, gosta de surfar, jogar futebol, pedalar e zoar com os amigos. Em plena session de treinamento e reconhecimento de pista, conseguimos conversar com o Mineirinho.
360 Graus - O que você espera desta etapa Latino-Americana do X-Games?
Mineirinho - Primeiro eu espero que a chuva pare (risos- em relação 'a chuva que caiu ontem e interrompeu os treinos). Eu estou muito feliz com esse evento pois é uma oportunidade para a galera mostrar seu talento, mostrar o que é capaz de fazer. Aqui todo mundo compete de igual para igual. É importante também que o público acompanhe um evento como esse, cheio de energia.
360 Graus - Como você se prepara para provas como essa?
Mineirinho - Eu treino no mínimo quatro vezes por semana em uma seção de aproximadamente duas horas. Também faço alongamento e aquecimento antes de entrar na pista, é muito importante para estar bem preparado. Além disso eu surfo, jogo bola, ando de bike.
360 Graus - Como todos os skatistas, você tem uma manobra preferida e que espera fazer bem aqui no Latin X-Games?
Mineirinho - Cada atleta tem um objetivo e tenta fazer uma manobra diferente. A minha predileta e que eu espero estar fazendo é o 540 L Up (uma espécie de duas voltas completas no ar com uma descida em formato de L).
360 Graus - Quais são seus patrocinadores atualmente?
Mineirinho - Atualmente sou patrocinado pela Reef e Red Bull. Eles possibilitam que eu corra o circuito todo de skate, no ano passado por exemplo eu fiquei apenas 15 dias na minha casa em São Paulo.
360 Graus - Qual sua mensagem para a galera que está começando?
Mineirinho - Se você tem um sonho, tem que batalhar por ele. Se você sonha em ser profissional do esporte é só correr atrás, apesar de demorado, todos são capazes de realizar o que desejam.
Nesta reportagem:
» Bob Burnquist, brasileiro número 1 do skate internacional
» Conversamos com o 'Mineirinho' - Top 10 do World Cup Skateboarding
» Conversamos com Fabíola da Silva, a Rainha do Patins in line
» Sérgio Negão, medalhista do Skate Vert nos X-Games
» Wakeboard no Latin X-Games: conheça os representantes brasileiros